quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Uma aula muito especiaL

Trânsito é uma questão de educação! Pensando nisso a professora Janaína, Pedagoga da ULBRA/Torres - Turma 2010/2 de Terra da Areia, no litoral norte do Rio Grande do Sul, realizou uma aula muito especial para seus pequenos alunos da primeira série. São pessoas como esta professora com atitudes simples, mas muito importantes para a multiplicação da mensagem de vida, que nos dão força para seguir a diante o trabalho realizado pelo Vida Urgente.

"Realizar um projeto desses é algo muito especial, ainda mais com crianças de 6 a 7 anos de idade que estão em pleno desenvolvimento das suas faculdades". Vê-se que é a hora de mostrar aos pequeninos que ser um bom cidadão é o maior tesouro para uma sociedade saudável e feliz.
 
Para agregar ao conteúdo “Trânsito”, resolvi abordar assuntos inerentes à Educação que se deve ter como condutor de veículos e como pedestres, bem como o respeito com ciclistas, e não somente dizer o que é uma placa e uma faixa de segurança.

Diante de uma cidade que está em pleno desenvolvimento (23 anos de emancipação), pequena com menos de 9000 habitantes, sua cultura ainda “permite” alguns hábitos que não são muito saudáveis como não usar o cinto de segurança porque tudo é tão perto, crianças sem cinto no banco da frente é super normal, o uso da cadeirinha só quando vão à Capital ou cidades maiores, enfim, tudo muito natural.

Aproveitei que com a duplicação da BR-101 (que atravessa a cidade), surgiram ciclovias e passeios, placas de sinalização em toda a cidade, para levar ao conhecimento de meus alunos que sendo educado no trânsito pode-se evitar muitos acidentes.

Lembrei da história do Thiago e logo procurei contato via email solicitando a colaboração para dar maior embasamento no conteúdo que eu me propus a dar. Sucesso total.

O Projeto teve início dia 14/11/2011 com abordagens sobre o tema Educação no Trânsito. Os alunos já tinham conhecimento amplo sobre segurança, mas muitos confessaram deslises como não usar cinto de segurança entre outras coisas que eles colocaram em pauta como sendo “errado”. Entenderam o que é Tráfego de pessoas e como devem se portar como Pedestres, bem como de veículos. Num segundo momento com Vídeo e Power Point, eles tiveram noção do que é sinaleira para veículos e pedestres (já que a cidade ainda não possui) e muitos identificaram por terem feito passeios em lugares que tinham e outros ficaram encantados, pois nunca tinham visto um equipamento assim.

 Ainda, fizeram relatos de acidentes que eram do conhecimento deles, falaram sobre os muitos acidentes que a gente presenciou aqui nos arredores, já que somos também interligados com a Rota do Sol e Estrada do Mar com BR-101. Infelizmente por imprudência somos surpreendidos diversas vezes como, por exemplo, há 15 dias um caminhão carregado de trilhos de trem voou literalmente da BR-101 e caiu na secundária em cima da ciclovia onde morreram o condutor e o filho que estava na carona e graças a Deus não atingiu ninguém na rua.

Este é um dos temas que os próprios alunos colocaram como exemplo. O uso do celular , mexer no rádio do carro, discutir, beber bebidas de álcool ou não, comer entre outras coisas enquanto se dirige, também foram temas abordados trazidos pelos próprios alunos também. Meu esposo que é credenciado no Detran e é Instrutor de Trânsito aqui na cidade, também participou do projeto com uma breve conversa sobre o tema e enriqueceu a aula incentivando os alunos para que eles como futuros condutores de veículos sejam exemplo bom.


Mas o dia que culminou nossa atividade com chave de ouro, foi no dia 18/11/2011 com o material que a Fundação Thiago Gonzaga – Vida Urgente nos enviou. Apresentei à turma a história de como surgiu e que eu vivi este momento histórico que foi o surgimento da Fundação, já que sou de Porto Alegre/RS, e falei do trabalho lindo que o Vida Urgente faz em prol da segurança no trânsito, em prol da vida.

Eles ficaram encantados com a dedicação de vocês e teciam comentários como "que pessoas maravilhosas né Prô", “que linda a borboleta da vida!”, sem falar que todos escreveram o site no caderno e desenham as “Borboletas da Vida” até hoje. O folder “cadeirinha” foi realmente um sucesso e ainda mais que todos ficaram felizes com a beleza do material e que podiam levar para casa. Então, consegui autorização para levá-los em algumas quadras nos arredores da escola para que pudessem visualizar a realidade local das vias públicas da cidade. Eles identificavam a todo instante tudo que foi falado em sala de aula, placas, sinais, a ciclovia (chamavam atenção de quem caminhava nelas pois era “só pra bike”), o passeio, placas indicativas lá do alto da BR-101, enfim, puderam com a prática atentando à realidade local absorver o aprendizado de maneira lúdica, interativa e com informações reais.

Passado isso, todo dia eles pedem para fazer um desenho de trânsito ou da borboleta da vida. Já posso ver que nos carros agora é na porta de trás que eles entram para ir embora e imediatamente colocam o cinto de segurança. Brincam de dirigir nas brincadeiras livres na escola e chamam a atenção uns dos outros sobre ser educado no Tráfego. Essas atitudes podem parecer pequenas, mas para uma educadora como eu, que acredita que é nessa hora que devemos plantar boas sementes nestes pequenos cidadãos para que ao serem absorvidas por eles elas germinem fortes , é por demais gratificante.
A semente foi plantada e eu com o objetivo alcançado.


Um educador ao se propor fazer educação, não basta só gostar e sim acreditar na educação e amar a profissão. Esperar na sua carteira que as coisas aconteçam não traz frutos, devemos correr atrás do que há de melhor para agregar às nossas práticas pedagógicas. Isso sim é lutar pela educação. E recursos para isso a gente encontra buscando como eu fiz e fui muito bem acolhida e tive total apoio da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga – Vida Urgente. Sei que a inciativa foi minha, mas o auxílio e apoio da Fundação trouxe um brilho especial ao meu Projeto e o valorizou de forma muito especial.

O alunado sentiu-se importante quando soube que uma Instituição desse porte se importou com nossa aula em Terra de Areia/RS e mandou um rico material para ser dado à eles por amor à Vida. Este tipo de ação além de frutífera, faz com que eu como educadora me sinta valorizada e com sentimento de missão cumprida. Espero ter mais parcerias como esta com a Vida Urgente, para poder além de mantermos nosso contato, mostrar inclusive aos outros educadores que um simples gesto de mandar um email pode fazer a diferença para a educação brasileira. Hoje realizada com o resultado do Projeto, sou multiplicadora e Voluntária da Vida Urgente e estou contagiando esposo, vizinhos, colegas para sermos exemplos de cidadãos conscientes para preservar o bem mais precioso que temos, a VIDA."


Fotos: Arquivo Vida Urgente



Professora Janaína Marchi Schutz, pedagoga, sobre sua aula de Educação no Trânsito.

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