PROJETO PEDAGÓGICO


No curso de Pedagogia, a matriz curricular constitui-se no polo aglutinador em torno do qual se articulam os diferentes momentos formativos. Sua concepção emana das epistemologias que concebem o ensino como vertente emancipatória pela aprendizagem consciente, criativa, plena e crítica. A integralização das disciplinas organiza-se, sequencialmente, em conformidade com as orientações e reflexões advindas das concepções elaboradas pelo corpo docente, uma vez que se tornam imprescindíveis as percepções daqueles que estão responsáveis pelas progressões das aprendizagens no desenvolvimento da formação docente.

Os alunos do curso, no desenvolvimento da sua vida acadêmica, contam com a opção do ensino semipresencial, nas disciplinas de EAD, organizadas pelos professores, que também atuam nas mesmas disciplinas na modalidade presencial. Nestas, são estabelecidas possibilidades de elaboração do conhecimento, via Internet, e ambientes virtuais de aprendizagem, havendo efetivas e relevantes trocas entre alunos e professores por correio eletrônico, chat, fórum, videoaula, telefone, plantões e encontros presenciais.

Na formação docente, a pesquisa e o consequente exercício do comportamento investigativo apresentam-se como elementos dos mais singulares da relação teoria-prática da produção e reflexão teórica e são compreendidas como fundamentais, uma vez que significam o exercício da verificação in loco e coleta de dados sobre a realidade, orientadas pelos referenciais teóricos, e que darão conta da reflexão comparativa, crítica e atualizadora do ensino, ao mesmo tempo em que darão rumos às possibilidades extensionistas.

As práticas pedagógicas, realizadas durante o curso, têm como objetivo permitir uma análise crítico-reflexiva dos estudos teóricos, de forma organizada e articulada, oportunizando condições para:

• Inserção do aluno nos contextos dos ambientes educativos;
• Iniciação à pesquisa e ao ensino;
• Intervenção e iniciação profissional junto às escolas de educação básica (infantil, fundamental e médio) e instâncias educativas;
• Estágios de prática profissional nas áreas de atuação previstas.

A formação docente, como ênfase dos cursos de licenciatura, necessita ser vivenciada nas perspectivas da participação, da elucidação crítica, do zelo pela comunhão democrática de ideais e dos processos de mediação na aquisição e construção de saberes. Nesta perspectiva acadêmica, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão são os alicerces básicos das ações de ensino e de aprendizagem em complementaridade orgânica de modo a favorecer as questões da dinâmica interdisciplinar na contextualização comunitária através da atualização crítico-reflexiva.

O Projeto Pedagógico do curso constitui, em seu fio condutor, a “Investigação como Prática Educativa”, vinculada às temáticas do conhecimento pedagógico uma vez que estas áreas significam a vertente direta da ação-reflexão-ação dos objetos de estudo sobre a cotidianeidade.

Os princípios metodológicos que orientam o ensino e a aprendizagem dos cursos de formação de professores devem privilegiar a análise e a resolução de situações-problema como estratégias didáticas. O estudante-professor, através do requisito básico da práxis para constituição de competências, se insere na realidade e no debate contemporâneo que o qualifica frente aos desafios próprios das suas condições profissionais. Todos os tipos de conhecimentos elencados ao desenvolvimento profissional, desde as questões culturais, sociais, econômicas, até a própria perspectiva humana e profissional, devem ter assegurados os seus entendimentos reflexivos através da relação teoria-prática. Nesta perspectiva, o curso situa, então, a formação da sua identidade docente, ou seja, a do professor pesquisador.